Um estilo de vida acelerado leva ao aumento de stress, ansiedade, depressão, emoções negativas e diminuição da concentração. Por isso, os efeitos negativos da medicação e a sua dependência levam as pessoas a procurar outro método de tratamento, como é o caso do yoga.
O yoga reduz o stress, ansiedade, depressão e proporciona um crescente número de emoções positivas. Pois, os exercícios de respiração lenta estão associados a uma melhoria do estado de humor.
O hábito de abrir o tapete de yoga, fechar os olhos por alguns instantes e se conectar consigo mesmo, pode ter muitos benefícios para quem sofre de algum tipo de problema, seja corpo ou mente.
Além disso, o yoga regula os níveis de serotonina e dopamina, aumenta o fluxo sanguíneo cerebral e libera endorfinas. Tudo isso melhora naturalmente o nosso humor.
Mas ainda promove um estado de relaxamento que permite os praticantes de yoga dormirem melhor e mais profundamente.
Melhoria dos sintomas
Como já dissemos, os sintomas predominantes destes transtornos são de natureza afetiva. A boa notícia é que o yoga pode agir diretamente sobre eles. Diminuindo a sua intensidade e produzindo um efeito imediato, através dos vários tipos de yoga:
- A execução de alguns asanas permite uma agradável sensação de bem-estar ao corpo. O yoga estimula diferentes partes do corpo e ajuda a melhorar o humor.
- A respiração lenta e profunda desses exercícios no yoga ajuda a alcançar a paz mental e emocional. A meditação e a concentração no controlo da respiração, ajudam a reduzir os níveis de stress e ansiedade. Isso, por sua vez, reduz a inflamação e fortalece o sistema imunológico.
O yoga favorece a troca dos pensamentos negativos por outros mais positivos e controla as emoções mais difíceis e complexas. Desse modo, diminui a irritação, assim como a sensação de desesperança e apatia.
Essas são algumas das razões pelas quais a prática de yoga se tornou verdadeiramente abrangente contra a depressão e outras doenças. Embora, como vimos, haja muitos benefícios, é preciso ter cuidado e não depender apenas do yoga. Essa disciplina, de fato, não pode substituir os tratamentos farmacológicos ou psicológicos. O Yoga funciona como um complemento de ambos.
EXERCÍCIOS DE YOGA
Por isso, deixamos-te alguns exercícios de Yoga que te podem melhorar alguns dos sintomas:
Samavritti Pranayama:
É um dos pranayamas mais usados dentro do yoga para combater stress e ansiedade, e é bastante simples e intuitiva. Ela consiste em quatro etapas de respiração formadas por quatro tempos cada uma, na seguinte ordem: inspiração, retenção com ar, expiração e retenção sem ar. Podem ser feitos entre 8 e 10 ciclos ininterruptos, sentado de maneira relaxada e com os olhos fechados.
Balasana:
Para esta posição de yoga, é preciso ajoelhar-te com o quadril rente aos pés e, depois, inclinar o tronco até posicionar a testa junto ao solo. Como a cabeça está a descansar abaixo do coração, mais sangue flui para o cérebro, criando um efeito calmante sobre o corpo e a mente. Além disso, esta posição também alonga tornozelos, pés, quadris, costas, ombros e pescoço.
Marjariasana e Bitilasana:
Complementares, as posturas do gato (com as costas elevadas) e da vaca (com as costas abaixo da linha do quadril) são alongamentos que libertam a tensão dos músculos das costas como parte de uma rotina de yoga ou como aquecimento. São perfeitas para dores de cabeça, cervicais e nas costas. Além disso, ao alongar a coluna, também fortalecem os músculos abdominais.
Adho Mukha Svanasana:
Com as mãos espalmadas e os pés plantados no chão, eleva o quadril mantendo a postura ereta. Esta posição aumenta a circulação sanguínea para os órgãos do tronco e da cabeça, ajudando a acalmar a mente e energizar o corpo.
Ashva Sanchalanasana:
Neste exercício, fica em quatro apoios, com um dos pés plantado à frente próximo às mãos e o outro esticado para trás apenas sobre os dedos. A postura do corredor alonga a virilha, quadríceps, pernas, quadris e músculos das costas e trabalha a abertura do peitoral. É uma posição que ajuda no desenvolvimento de força de vontade, coragem e determinação, além de aliviar dores ciáticas, constipação e má digestão.
Baddha Konasana:
Sentado com a postura ereta, com as solas dos pés juntas e as mãos segurando nas pontas dos dedos, a postura da borboleta alonga a parte interna das coxas, joelhos e virilhas, melhorando a flexibilidade da região. Dores na anca podem estar relacionadas com questões emocionais, então esta abertura promovida pela baddha konasana ajuda na liberação de emoções reprimidas e no alívio da fadiga. Portanto, ainda pode contribuir no combate a dores menstruais e ciáticas e, quando praticada durante a gravidez, na preparação para o parto.
Savasana:
Neste exercício, deita-te reto e de barriga para cima, com as mãos à lateral do corpo, e permanece em repouso. O tempo mínimo recomendado é de 7 minutos, por ser a média que a nossa mente leva para relaxar profundamente. Esta postura permite o relaxamento do corpo e da mente, diminuindo a tensão muscular, a pressão arterial e os batimentos cardíacos. A savasana ainda pode trazer benefícios como o combate à insônia e o aumento da resposta ao sistema imunológico.
Descobre a ligação profunda entre o Yoga e o teu bem-estar emocional. Reduz o stress, ansiedade e depressão através de práticas que estimulam a serotonina, dopamina e promovem um estado de relaxamento. Experimenta estes exercícios de Yoga para melhorar a tua saúde mental e emocional. Investe no equilíbrio do teu corpo e mente com o Focus Fitness!