De notar que cada pessoa é diferente e tem preferências e objetivos de treino diferentes. Por isso é impossível dizer se é melhor correr na passadeira de corrida ou ao ar livre. Mas estamos aqui para te ajudar a criar um compromisso e um equilíbrio.
Vantagens da corrida da passadeira
Na passadeira, podes correr numa superfície lisa e suave, o que é bom, ao contrário das estradas urbanas exteriores. Principalmente na nossa calçada portuguesa. No asfalto, os impactos são muito maiores, e isso causa uma maior pressão sobre as articulações, ligamentos e tendões.
2) Podes usar em todas as condições meteorológicas
Faça chuva, sol ou neve, nada te pode parar. Não precisas de pensar em vestuário apropriado ao clima ou sapatos à prova de água. Basta ires para a passadeira e o teu treino pode começar.
3) Ótimo para treino de velocidade
A passadeira é o parceiro ideal para exercício físico de velocidade, tais como intervalos, corridas de tempo, ou treinos de velocidade máxima. Basta definir o programa de treino adequado e não tens de te preocupar com mais nada. Podes concentrar-te apenas em ti próprio e na velocidade. Não tens de lidar com fatores ambientais tais como mudança de tipos de superfície, peões, ciclistas ou carros.
4) Só precisas de umas boas sapatilhas
Um par de sapatilhas de corrida de qualidade é mais do que suficiente para correr na passadeira. Ao contrário da corrida ao ar livre, onde tens de lidar com diferentes superfícies e adaptar o teu calçado em conformidade. Sejam sapatilhas de corrida de estrada que são ideais para o asfalto. Ou sapatilhas de trail que são perfeitas para corridas na natureza, para te segurar em superfícies irregulares, escorregadias e rochosas.
No Focus Fitness dispões de várias passadeiras. Por isso o que te aconselhamos em termos de calçado são umas sapatilhas leves e respiráveis. Que se adaptem bem aos teus pés e aos teus treinos.
Tal como tudo na vida, além de haver vantagens certamente que correr na passadeira elétrica também traz desvantagens. E é o que te vamos mostrar já a seguir.
Desvantagens da corrida da passadeira
A falta de ar fresco e de poder desfrutar da natureza é uma das maiores desvantagens. O que sugerimos é que tentes chegar a um meio termo. Tenta combinar percursos de passadeira com caminhadas na natureza, pelo menos em dias de sol.
2) Podes estranhar a mudança de ambiente
Correr durante muito tempo ao ar livre, mas na passadeira, cansaste de correr após alguns minutos ou deixas de desfrutar da corrida? Estás a estranhar a mudança de ambiente. Tenta variar a velocidade e a inclinação enquanto corres na passadeira e ouve um podcast ou a tua música preferida. As passadeiras dos nossos ginásios podes ver Netflix, ir às tuas redes sociais e ainda podes simular o ambiente natural – montanhas, florestas, prados.
3) Tens de pagar pela passadeira
Ao contrário da corrida ao ar livre, ao correr numa passadeira exige mais do que calçar umas sapatilhas e sair de casa. Muitas vezes tens de conduzir até ao ginásio, o que envolve custos. Mas lembra-te que num ginásio tens todo o apoio que necessitas. E que te vão ajudar a ires de encontro aos teus objetivos de uma forma mais segura e rápida.
Além disso é um investimento em ti e na tua saúde. Se gostas, arrisca. O Focus Fitness está aqui para ti!
Para cada objetivo é importante estabelecer um treino diferente
Para cada tipo de objetivo temos de entender que existem tipos de treinos diferentes. Por exemplo, se quiseres perder peso, o ideal não é estar uma hora a correr à mesma velocidade. Por isso, agora vamos te explicar como deves utilizar a passadeira para três objetivos diferentes: emagrecer, ganhar resistência ou ganhar velocidade.
Aumentar a resistência
Para aumentar a resistência, ou seja, o treino cardiorrespiratório, existem diferentes tipos de resistência a trabalhar. Que são, a resistência de curta duração (35 segundos a um minuto), a resistência de média duração (dois a 10 minutos), a resistência de longa duração 1 (dez a 35 minutos), a resistência de longa duração 2 (35 a 90 minutos), a resistência de longa duração 3 (90 minutos a 6 horas) e a resistência de longa duração 4 (mais do que seis horas).
Para aumentar a tua resistência, o que aconselhamos é um método contínuo de intensidade variável. Por exemplo, corres 20 minutos e descansas 2 minutos. Mas não te esqueças para diferentes tipos de resistência diferentes tipos de treinos e tempos a serem considerados.
Aumentar a velocidade
O treino para aumentar a velocidade é feito de forma diferente. Para atingir este objetivo, o ideal é começar o primeiro treino com uma marcha de dois minutos a seis quilómetros por hora. Depois, começa a correr durante dez minutos a uma velocidade de 13 quilómetros por hora.
Na segunda sessão já podes aplicar outro método. Desta vez, corre três vezes durante três minutos a 15 quilómetros por hora, alternando com marchas de dois minutos a uma velocidade de seis quilómetros por hora.
Quando já te sentires à vontade com os primeiros 2 métodos que te deixamos podemos passar para os métodos extensivos e intensivos intervalados. Para o método extensivo, corre três vezes durante dez minutos a uma velocidade de 13 quilómetros por hora. Entre as três séries, descansa enquanto caminhas durante três minutos. Para o método intensivo, corres três vezes 200 metros à velocidade máxima possível, com os mesmos três minutos de intervalo.
Perder Peso
Para perderes peso, aplica o método extensivo ou intensivo das seguintes formas: para o método extensivo, a cada dois quilómetros de corrida, marcha durante um minuto. Para o método intensivo, corre três vezes a 200 metros à velocidade máxima possível, com intervalos de descanso de três minutos.
A corrida em passadeira é uma das atividades físicas que mais aumentam o número de calorias queimadas. Ou seja, se o teu gasto calórico for superior ao consumo, vais automaticamente perder peso. Por isso, correr na passadeira pode ajudar significativamente com a perda de peso.
Mas a energia queimada dependerá da duração e intensidade do teu treino. Como agora perguntas-nos como podes tornar o teu treino eficaz?
- Corre como se estivesse no exterior, usa os braços e respira corretamente;
- Define uma ligeira inclinação para aumentar a tua resistência;
- Quando estiver com uma inclinação acentuada, abranda e simula que estás a caminhar e a subir um monte. Isto além de te ajudar a queimar calorias vai te ajudar a tonificar os músculos das pernas e dos glúteos.
Quer sejas um amante de treinos indoor ou fã de treinos ao ar livre. Acreditamos que o melhor é criar um equilíbrio e que tentes sair um pouco da tua rotina. Dá oportunidade a novas formas de treinos e vais ver que te vais surpreender.
Ficamos à tua espera na Focus Fitness. Vem correr connosco!