Yoga e a sua relação com o emocional

Um estilo de vida acelerado leva ao aumento de stress, ansiedade, depressão, emoções negativas e diminuição da concentração. Por isso, os efeitos negativos da medicação e a sua dependência levam as pessoas a procurar outro método de tratamento, como é o caso do yoga.

O yoga reduz o stress, ansiedade, depressão e proporciona um crescente número de emoções positivas. Pois, os exercícios de respiração lenta estão associados a uma melhoria do estado de humor.

O hábito de abrir o tapete de yoga, fechar os olhos por alguns instantes e se conectar consigo mesmo, pode ter muitos benefícios para quem sofre de algum tipo de problema, seja corpo ou mente.

Além disso, o yoga regula os níveis de serotonina e dopamina, aumenta o fluxo sanguíneo cerebral e libera endorfinas. Tudo isso melhora naturalmente o nosso humor.

Mas ainda promove um estado de relaxamento que permite os praticantes de yoga dormirem melhor e mais profundamente.

Melhoria dos sintomas

Como já dissemos, os sintomas predominantes destes transtornos são de natureza afetiva. A boa notícia é que o yoga pode agir diretamente sobre eles. Diminuindo a sua intensidade e produzindo um efeito imediato, através dos vários tipos de yoga:

  1. A execução de alguns asanas permite uma agradável sensação de bem-estar ao corpo. O yoga estimula diferentes partes do corpo e ajuda a melhorar o humor.
  2. A respiração lenta e profunda desses exercícios no yoga ajuda a alcançar a paz mental e emocional. A meditação e a concentração no controlo da respiração, ajudam a reduzir os níveis de stress e ansiedade. Isso, por sua vez, reduz a inflamação e fortalece o sistema imunológico.

O yoga favorece a troca dos pensamentos negativos por outros mais positivos e controla as emoções mais difíceis e complexas. Desse modo, diminui a irritação, assim como a sensação de desesperança e apatia.

Essas são algumas das razões pelas quais a prática de yoga se tornou verdadeiramente abrangente contra a depressão e outras doenças. Embora, como vimos, haja muitos benefícios, é preciso ter cuidado e não depender apenas do yoga. Essa disciplina, de fato, não pode substituir os tratamentos farmacológicos ou psicológicos. O Yoga funciona como um complemento de ambos.

EXERCÍCIOS DE YOGA

Por isso, deixamos-te alguns exercícios de Yoga que te podem melhorar alguns dos sintomas:

Samavritti Pranayama:

É um dos pranayamas mais usados dentro do yoga para combater stress e ansiedade, e é bastante simples e intuitiva. Ela consiste em quatro etapas de respiração formadas por quatro tempos cada uma, na seguinte ordem: inspiração, retenção com ar, expiração e retenção sem ar. Podem ser feitos entre 8 e 10 ciclos ininterruptos, sentado de maneira relaxada e com os olhos fechados.

Balasana:

Para esta posição de yoga, é preciso ajoelhar-te com o quadril rente aos pés e, depois, inclinar o tronco até posicionar a testa junto ao solo. Como a cabeça está a descansar abaixo do coração, mais sangue flui para o cérebro, criando um efeito calmante sobre o corpo e a mente. Além disso, esta posição também alonga tornozelos, pés, quadris, costas, ombros e pescoço.

Marjariasana e Bitilasana:

Complementares, as posturas do gato (com as costas elevadas) e da vaca (com as costas abaixo da linha do quadril) são alongamentos que libertam a tensão dos músculos das costas como parte de uma rotina de yoga ou como aquecimento. São perfeitas para dores de cabeça, cervicais e nas costas. Além disso, ao alongar a coluna, também fortalecem os músculos abdominais.

Adho Mukha Svanasana:

Com as mãos espalmadas e os pés plantados no chão, eleva o quadril mantendo a postura ereta. Esta posição aumenta a circulação sanguínea para os órgãos do tronco e da cabeça, ajudando a acalmar a mente e energizar o corpo.

Ashva Sanchalanasana:

Neste exercício, fica em quatro apoios, com um dos pés plantado à frente próximo às mãos e o outro esticado para trás apenas sobre os dedos. A postura do corredor alonga a virilha, quadríceps, pernas, quadris e músculos das costas e trabalha a abertura do peitoral. É uma posição que ajuda no desenvolvimento de força de vontade, coragem e determinação, além de aliviar dores ciáticas, constipação e má digestão.

Baddha Konasana:

Sentado com a postura ereta, com as solas dos pés juntas e as mãos segurando nas pontas dos dedos, a postura da borboleta alonga a parte interna das coxas, joelhos e virilhas, melhorando a flexibilidade da região. Dores na anca podem estar relacionadas com questões emocionais, então esta abertura promovida pela baddha konasana ajuda na liberação de emoções reprimidas e no alívio da fadiga. Portanto, ainda pode contribuir no combate a dores menstruais e ciáticas e, quando praticada durante a gravidez, na preparação para o parto.

Savasana:

Neste exercício, deita-te reto e de barriga para cima, com as mãos à lateral do corpo, e permanece em repouso. O tempo mínimo recomendado é de 7 minutos, por ser a média que a nossa mente leva para relaxar profundamente. Esta postura permite o relaxamento do corpo e da mente, diminuindo a tensão muscular, a pressão arterial e os batimentos cardíacos. A savasana ainda pode trazer benefícios como o combate à insônia e o aumento da resposta ao sistema imunológico.

Descobre a ligação profunda entre o Yoga e o teu bem-estar emocional. Reduz o stress, ansiedade e depressão através de práticas que estimulam a serotonina, dopamina e promovem um estado de relaxamento. Experimenta estes exercícios de Yoga para melhorar a tua saúde mental e emocional. Investe no equilíbrio do teu corpo e mente com o Focus Fitness!

Pedro Couto Alves

Marketing Director at Focus Fitness

17/09/2024
Focus & Get Results

Queres aderir?
Nós ligamos-te grátis!

A nossa História

Clubes

Vantagens Sócio

Equipa

Mapa de Aulas

Treino

Obrigado, atleta!

O teu contacto foi registado com sucesso.
Entraremos, brevemente, em contacto contigo, para que possas juntar-te à família Focus & Get Results.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.